Gestão estratégica de pessoas: a importância do plano de carreira
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-12-15
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Com a evolução das empresas, surge também a necessidade de uma nova concepção sobre o capital humano. A demanda por profissionais dedicados e produtivos no mercado é alta, pois é deles que provém toda a competência necessária para o sucesso organizacional. Na Gestão Estratégica de Pessoas entende-se que o trabalho não pode ser visto pelo colaborador como uma obrigação a ser cumprida mecanicamente, é imprescindível que a organização seja compreendida como um local onde há possibilidade de mudanças, de desenvolvimento de projetos, de realização pessoal. O objetivo deste estudo foi analisar e compreender de que maneira a Gestão Estratégica de Pessoas afeta diretamente o ambiente de trabalho, levando em consideração suas contribuições para a administração do capital humano à luz da Pirâmide de Maslow, bem como do plano de carreira como ferramenta motivacional. A pesquisa foi realizada por meio da metodologia qualitativa de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos em um comparativo entre as práticas de Gestão Estatégica de Pessoas adotadas por duas empresas brasileiras de renome encontram-se nas considerações do pesquisador apresentadas ao final deste trabalho.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Administração da Faculdade IGUATAMA – FEVASF, como requisito para a obtenção do título de bacharel em Administração.
Palavras-chave
Gestão estratégica de pessoas, Plano de carreira, Retenção de talentos
Citação
SILVA, Luiz Fernando de Morais. Gestão estratégica de pessoas: a importância do plano de carreira. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Educacional Vale do São Francisco – FEVASF-MG, Iguatama, 2022.