Prevalência de diabetes mellitus na população brasileira: uma revisão integrativa
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020-11-10
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O número de indivíduos com de diabetes mellitus e outras doenças crônicas é elevada e cerca de 80% dos pacientes com diabetes vivem em países de baixa e média renda. No entanto, poucas informações estão disponíveis sobre a prevalência de diabetes e hiperglicemia intermediária nesses países, especialmente quando há uma gama completa de testes de diagnóstico. Com isso, este estudo teve como objetivo geral realizar por meio de uma revisão de literatura a prevalência de Diabete Mellitus (DM) no Brasil. E, como objetivos específicos, caracterizar os aspectos clínicos e tratamento da doença; descrever a distribuição da doença entre os estados brasileiros; coletar dados sobre a epidemiologia do diabetes. Metodologia: Para a efetivação deste estudo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, de caráter descritivo e qualitativo, não sistemático. Estratégias de prevenção e gestão são cruciais para reverter a epidemia em relação à obesidade e ao diabetes. As evidências demonstram que no Brasil, de modo particular, a prevalência do DM concentrou-se nas regiões sul e Sudeste, considerado o desenvolvimento econômico mais significativo do país, sendo este resultado proveniente em grande parte do tipo de vida da população, que apresenta nível de estresse elevado, hábitos alimentares inadequados e sedentarismo.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso I apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da Faculdade de Iguatama – FEVASF como requisito parcial para aprovação na matéria de Trabalho de Conclusão de Curso I.
Palavras-chave
Diabetes Mellitus, Epidemiologia, DCNT
Citação
Silva, Fernanda Duque. Prevalência de diabetes mellitus na população brasileira: uma revisão integrativa. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Educacional Vale do São Francisco – FEVASF-MG, Iguatama, 2020.