Doença de Hirschsprung: revisão literária e estudo de caso
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-12-14
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A doença de Hirschsprung é uma doença congênita rara que afeta a motilidade intestinal. Caracteriza-se por aganglionose da parte variável e distal do intestino, decorrente de defeito na formação do sistema nervoso entérico durante o desenvolvimento embrionário, resultando em aperistaltismo e ausência de obstrução funcional. A biópsia retal é necessária para confirmar o diagnóstico para confirmar a ausência de células ganglionares, e a única terapia curativa é a cirurgia. Foram apresentados casos clínicos para dar embasamento ao objetivo que é o de apresentar uma revisão de literatura da doença de Hirschsprung (DH). A metodologia escolhida para o trabalho foi a pesquisa bibliográfica, usando de embasamento artigos científicos em português e inglês traduzidos. Com a discussão foi possível perceber que se descoberta rapidamente a DH pode ter cura e tratamento, levando a uma vida de qualidade, mas caso não seja diagnosticada precocemente ela pode levar a complicações e até mesmo ao óbito. O resultado da pesquisa confirma que um diagnóstico precoce da Doença de Hirschsprung, bem como entender como ela age diferente em cada indivíduo, e estudar o histórico da doença, é importante para se chegar a um tratamento correto.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso I apresentado ao curso de Biomedicina da Faculdade Iguatama – FEVASF, como requisito para a obtenção do título de bacharel em Biomedicina.
Palavras-chave
Doença de Hirschsprung, Revisão Bibliográfica, Casos clínicos
Citação
RODRIGUES, Gabriela Tamires. Doença de Hirschsprung: revisão literária e estudo de caso. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Fundação Educacional Vale do São Francisco – FEVASF-MG, Iguatama, 2022.